EBC confirma nomeação de nova ouvidora e ouvidor-adjunto
Nomeações reforçam compromisso da empresa pública com transparência, participação social e valorização de seu quadro próprio.
Roberta Dante assume a Ouvidoria da EBC com foco em transparência e participação social. — Foto: EBC / Divulgação
EBC anuncia Roberta Dante como nova ouvidora e Ricardo Melo como ouvidor-adjunto; ambos prometem fortalecer a transparência e o papel público da comunicação no país.🗣️ EBC anuncia nova composição da Ouvidoria
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) confirmou nesta sexta-feira (31) a nomeação da empregada concursada Roberta Dante como nova ouvidora da EBC, e do jornalista Ricardo Pereira de Melo como ouvidor-adjunto.
A mudança, segundo a empresa, reafirma o compromisso da comunicação pública com a transparência, a escuta ativa e a participação social, além de valorizar o quadro efetivo de servidores.
👩💼 Trajetória de Roberta Dante
Concursada desde 2012, Roberta Dante construiu carreira na EBC atuando na Diretoria de Jornalismo e na Secretaria-Executiva da empresa. É pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas pelo IBMEC e graduada em Administração pelo UniCEUB.
Entre 2014 e 2018, foi chefe de gabinete da Diretoria de Jornalismo, e, de 2018 a 2023, atuou como secretária-executiva da EBC, com destaque na gestão estratégica, planejamento institucional, gestão de colegiados estatutários e prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle.
Desde novembro de 2023, Roberta exercia o cargo de ouvidora-adjunta de Conformidade, coordenando o canal de denúncias, o acolhimento de manifestações de cidadãos e empregados e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), em interlocução com a Ouvidoria-Geral da União (OGU).
“É um grande desafio. A Ouvidoria da EBC possui características próprias, que devem se somar ao seu papel público. Queremos atuar com transparência e colaboração, garantindo que os anseios da sociedade sejam considerados nas decisões estratégicas da empresa”, afirmou Roberta Dante.
📰 Ricardo Melo assume como ouvidor-adjunto
O jornalista Ricardo Pereira de Melo assumirá o cargo de ouvidor-adjunto, com base em São Paulo. Com extensa experiência no jornalismo brasileiro, Melo foi diretor de Jornalismo da EBC, chefe de redação do SBT, editor-executivo do Diário de S.Paulo, do Jornal da Band, do Jornal da Globo, e atuou em veículos como o Grupo Estado, o Valor Econômico e a revista Exame.
Em 2016, chegou a ocupar a presidência da EBC, sendo destituído após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.
“A Ouvidoria tem um papel estratégico no processo de reconstrução da EBC. Queremos acolher críticas e sugestões com pluralidade, transformando a Ouvidoria em um espaço de avanço democrático e fortalecimento da comunicação pública”, declarou Melo.
📻 Comunicação pública e democracia
A nova composição da Ouvidoria busca aprofundar o diálogo entre a empresa e a sociedade, fortalecendo o papel da EBC como referência em comunicação pública independente, voltada ao interesse social e à defesa da democracia.
❓Você acredita que a valorização de servidores concursados pode fortalecer a comunicação pública e a confiança na EBC?




COMENTÁRIOS