Portos de Paranaguá e Santos terão leilões bilionários ainda em 2025
Meta é atrair mais de R$ 5 bilhões com projetos estratégicos, incluindo o canal de acesso ao Porto de Paranaguá e o maior terminal de contêineres do Porto de Santos

Em um movimento que pode transformar a logística portuária brasileira, o canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) e o terminal de contêineres Tecon Santos 10, no Porto de Santos (SP), devem ser leiloados até o final de 2025. A confirmação veio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta quarta-feira (30), durante evento na B3, em São Paulo. Os investimentos previstos superam os R$ 5 bilhões, em um dos maiores pacotes de concessões da história do país.
Essa movimentação coloca Paranaguá, um dos mais importantes portos graneleiros da América Latina, no centro da atenção nacional e internacional, com perspectivas de modernização, aumento de capacidade e geração de empregos.
Leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá deve ocorrer em agosto
A expectativa do governo federal é realizar o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá já em agosto de 2025. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, esse será o primeiro de uma série de leilões portuários em andamento.
“Depois desse leilão, a gente espera avançar no canal do Porto de Itajaí (SC), no Porto de Santos (SP) e, posteriormente, no Porto da Bahia e no Porto de Rio Grande (RS)”, afirmou o ministro durante entrevista após o evento.
Paranaguá é considerado um porto estratégico para o escoamento de grãos do agronegócio do Paraná, Mato Grosso do Sul e outros estados. A dragagem e modernização do canal de acesso visa aumentar a profundidade e segurança, permitindo a entrada de navios maiores e mais cargas.
Tecon Santos 10: O maior terminal de contêineres do Porto de Santos
Outro destaque é o Tecon Santos 10, um projeto considerado o maior terminal de contêineres planejado para o Porto de Santos. A previsão é que o leilão aconteça entre novembro e dezembro de 2025.
O projeto está em análise pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), antes de ser encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). O governo está priorizando o diálogo com investidores nacionais e internacionais para garantir ampla concorrência.
Alta concorrência nos leilões dos terminais de Paranaguá e Rio de Janeiro
O anúncio foi feito logo após um leilão histórico na B3, que concedeu três terminais no Porto de Paranaguá e um no Porto do Rio de Janeiro. De acordo com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, a disputa foi intensa, com até seis concorrentes em um dos blocos.
Esse nível de competição mostra o apetite do mercado pelo setor portuário e reforça a atratividade dos portos brasileiros para o capital privado.
Concessões rodoviárias também avançam: destaque para BR-040/MG/RJ e BR-495/RJ
Paralelamente aos leilões portuários, o governo federal também promoveu a concessão das rodovias BR-040/MG/RJ e BR-495/RJ, importantes ligações entre Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro (RJ).
O Consórcio Nova Estrada Real, formado por duas empresas espanholas e uma brasileira, venceu o certame. A concessão é parte da maior carteira rodoviária de concessões do mundo, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Com o leilão de hoje, já contratamos R$ 131 bilhões em investimentos em 11 leilões”, afirmou Renan Filho.
A expectativa é concluir 15 concessões rodoviárias ainda em 2025, reforçando a política de parcerias público-privadas (PPPs) como pilar da modernização da infraestrutura.
Investimentos projetados e impacto regional
Os projetos anunciados somam investimentos superiores a R$ 5 bilhões, com impacto direto sobre a logística nacional e benefícios significativos para Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
No caso do Paraná, a modernização do canal de acesso ao Porto de Paranaguá promete gerar empregos, atrair empresas, ampliar a competitividade dos produtos exportados e melhorar a eficiência da cadeia logística regional.
Além disso, os leilões impulsionam a presença internacional nos investimentos em infraestrutura, fortalecendo a imagem do Brasil como destino seguro e lucrativo para capitais estrangeiros.
Próximos passos e expectativas para o setor
O governo federal planeja manter o ritmo acelerado em 2025, com a previsão de realizar quase 20 leilões entre projetos portuários, rodoviários e aeroportuários. A parceria entre ministérios, agências reguladoras e o TCU será essencial para garantir a transparência, segurança jurídica e atração de investimentos de longo prazo.
A modernização da infraestrutura portuária é uma das chaves para destravar gargalos logísticos históricos e atender ao crescimento da produção brasileira, especialmente do agronegócio, indústria de transformação e comércio exterior.
Conclusão
Os leilões previstos para o Porto de Paranaguá e o Porto de Santos representam mais do que simples concessões: são parte de uma estratégia nacional de desenvolvimento sustentável e competitivo. Com investimentos robustos e ampla concorrência, o Brasil avança para se tornar uma potência logística global.
Para o Paraná, os reflexos devem ser ainda mais intensos: empregos, renda, eficiência e destaque internacional para um dos portos mais importantes da América Latina. A população e os empresários locais terão papel central nesse processo de transformação.
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