Seja bem-vindo
Curitiba,08/05/2025

    • A +
    • A -

    Sem consenso: fumaça preta revela indefinição na escolha do novo papa Deseja que eu continue a matéria completa com base nesse título?

    Cardeais não chegam a consenso nas duas primeiras sessões desta quinta-feira; após almoço, retomarão conclave

    Portal de Notícia de Curitiba.
    Sem consenso: fumaça preta revela indefinição na escolha do novo papa  Deseja que eu continue a matéria completa com base nesse título? Cardeais não chegam a consenso nas duas primeiras sessões desta quinta-feira; após almoço, retomarão conclave — Foto: Reprodução/Vatican News


    O Vaticano informou há pouco que o novo papa ainda não foi escolhido. A fumaça preta saiu da chaminé acima da Capela Sistina, indicando votos inconclusivos. 

    O conclave, reunião dos cardeais católicos para eleger o 267º papa da Igreja, teve início nesta quarta-feira (7). Como não houve decisão, continuará nesta quinta-feira (8).

      Os cardeais dão seus votos em papéis impressos com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (Elejo como Sumo Pontífice, em português).

      As cédulas são reunidas e queimadas no final das sessões da manhã e da tarde, que resultam na fumaça.



      O novo papa a ser escolhido será sucessor de Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril.



      Espera



      Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro a espera da fumaça "no final de um dia rico em rituais e pompa, com os prelados orando por orientação divina em sua votação secreta", segundo a agência Reuters.



      As multidões tiveram de ser pacientes, já que a fumaça demorou mais que o esperado, mais de três horas após o início do conclave -- uma hora a mais do que na primeira votação no conclave de 2013 que elegeu o falecido Papa Francisco.



      Quando um papa é escolhido, surge uma fumaça branca, mas isso não era esperado nesta quarta-feira -- um pontífice nunca foi escolhido no primeiro dia de um conclave nos tempos modernos.



      Mas alguns cardeais disseram nesta semana que esperavam encerrar o processo na quinta ou na sexta-feira para mostrar que a Igreja pode permanecer unida após o papado de 12 anos de Francisco, que faleceu no mês passado, e que muitas vezes causou divisões.



      Os 133 cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos de idade, passarão a noite isolados em uma das duas hospedarias do Vaticano, onde poderão continuar suas deliberações em um ambiente mais informal antes de retornar à capela na manhã de quinta-feira.



      Os "príncipes da Igreja" de chapéu vermelho realizarão na sessão da manhã e duas à tarde, continuando até que um homem tenha garantido a maioria de pelo menos dois terços, o equivalente a 89 cardeais desta vez.



      Sua única comunicação com o mundo exterior será por meio da fumaça na chaminé, produzida a partir da queima das cédulas de votação preenchidas, misturadas com produtos químicos especiais -- preto quando uma sessão de votação termina sem resultado, branco quando um pontífice é eleito.



      Os conclaves papais modernos são geralmente curtos. O conclave de 2013 durou apenas dois dias, assim como em 2005, quando Bento 16 foi escolhido.



      Nos últimos dias, os cardeais ofereceram diferentes avaliações sobre o que buscam no próximo pontífice a liderar a Igreja de 1,4 bilhão de membros.



      Enquanto alguns pediram a continuidade da visão de Francisco de maior abertura e reforma, outros querem voltar no tempo e abraçar antigas tradições. Muitos indicaram o desejo de um pontificado mais previsível e comedido.







      COMENTÁRIOS

      1

      Buscar

      Alterar Local

      Anuncie Aqui

      Escolha abaixo onde deseja anunciar.

      Efetue o Login

      Recuperar Senha

      Baixe o Nosso Aplicativo!

      Tenha todas as novidades na palma da sua mão.