Evento em Belém discute transição ambiental com líderes empresariais
Reservatório entrou em nível de alerta

Começou nesta quarta-feira (3), na Universidade Federal do Pará, em Belém, o Encontro+B Amazônia 2025. O evento reúne delegações de 20 países para discutir conhecimentos, trocar experiências e incentivar uma transição socioambiental mais justa.
Criado em 2016, o encontro já passou por Colômbia, Chile, Argentina e México. Agora, chega ao Brasil com a missão de reforçar que a floresta Amazônica também deve ser vista como um polo de crescimento e sustentabilidade econômica, especialmente neste ano, em que o país sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
Com o tema "A raiz do futuro", esta sexta edição do evento traz uma programação extensa, que envolve líderes empresariais, comunidades, organizações ambientais, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Todos reunidos com um objetivo comum: transformar a realidade por meio do mercado. Neste ano, o foco está em temas urgentes relacionados ao meio ambiente e à economia, que ganharão ainda mais visibilidade durante a COP30, em novembro, também em Belém.
A programação inclui experiências, workshops, painéis, arte, cultura e espaços de cocriação, com participação de representantes de diversos setores. São 650 inscritos em 2025, dispostos a debater soluções concretas para os principais desafios sociais e ambientais da atualidade.
A organização é do Sistema B, movimento que reúne líderes de empresas e organizações de seis continentes, com a proposta de transformar a economia em benefício do bem comum. A meta é um crescimento mais inclusivo, justo e regenerativo, tanto para as pessoas quanto para o planeta.
Programação
Nesta quarta-feira, o tema é "Amazônia elevando o nível". Os palestrantes discutem como a sabedoria ancestral pode inspirar negócios mais sustentáveis, ações de cuidado comunitário e novas práticas empresariais. As sessões simultâneas abordam justiça, diversidade, direitos humanos, trabalho digno, gestão ambiental e ação coletiva.
Na quinta-feira (4), com o tema “Ação coletiva – uma mensagem para o mundo”, empresas do Sistema B apresentam cases de sucesso sobre regeneração ambiental e o uso da inteligência artificial na Amazônia.
A sexta-feira (5) encerra o encontro com o tema “Dia da Amazônia”, quando os participantes farão uma imersão em Belém, explorando locais onde o urbano convive com a floresta.
COMENTÁRIOS