Publicidade

Argentina e Paraguai reforçam fronteiras contra Comando Vermelho

Argentina e Paraguai reforçam fronteiras após megaoperação policial no Rio de Janeiro

Portal Noticias Curitiba
Argentina e Paraguai reforçam fronteiras contra Comando Vermelho Policiais do Rio de Janeiro durante a Operação Contenção, que deixou mais de 100 mortos. — Foto: Polícia Militar do RJ / Divulgação



Países vizinhos intensificam segurança por temer fuga de integrantes do Comando Vermelho


Dias após o início da Operação Contenção, deflagrada pelas forças de segurança do Rio de Janeiro contra o crime organizado nos complexos da Penha e do Alemão, os governos da Argentina e do Paraguai anunciaram o reforço do patrulhamento em suas fronteiras com o Brasil.


A decisão ocorre em meio à preocupação com uma possível fuga de integrantes do Comando Vermelho para países vizinhos, após os confrontos que deixaram mais de 100 mortos na capital fluminense.




Argentina adota “medida preventiva” e amplia efetivo militar


A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, informou em suas redes sociais que determinou o reforço do efetivo das tropas federais na fronteira como “medida preventiva”.



“Reforçamos a fronteira para proteger os argentinos diante de qualquer debandada resultante dos confrontos no Rio de Janeiro”, declarou Bullrich.



Em um ofício encaminhado à secretária de Segurança Nacional, Alejandra Monteoliva, a ministra classificou os integrantes do Comando Vermelho como “narcoterroristas” e orientou os oficiais a manter contato direto com autoridades policiais do Brasil e do Paraguai para ações conjuntas de vigilância.




Paraguai reforça vigilância e controle migratório


O governo do Paraguai também anunciou medidas emergenciais de segurança. Segundo comunicado do Conselho de Defesa Nacional (Codena), as instituições paraguaias reforçaram a presença de agentes nas fronteiras e aumentaram o controle migratório desde a última terça-feira (28).



“Desde as primeiras horas da terça-feira, as instituições nacionais de segurança adotaram medidas extraordinárias de prevenção e vigilância em toda a fronteira”, informou o Codena.



A ação foi tomada após um alerta emitido pelo Comando Tripartite da Tríplice Fronteira, órgão conjunto de cooperação policial entre Brasil, Argentina e Paraguai. O objetivo é impedir a entrada de criminosos que possam ter escapado dos confrontos no Rio.




Operação Contenção é a mais letal do Rio em 15 anos


A Operação Contenção, realizada pelas polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, deixou cerca de 120 pessoas mortas, entre elas quatro policiais, segundo balanço oficial. Outras 113 pessoas foram presas, sendo 33 oriundas de outros estados.


As forças de segurança afirmam que a ação teve como meta conter o avanço do Comando Vermelho e cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 de prisão — 30 deles expedidos pela Justiça do Pará.


Durante a operação, foram apreendidas 118 armas e uma tonelada de drogas. O governo estadual classificou o resultado como “um sucesso”. No entanto, moradores e organizações sociais denunciam a ação como uma chacina, relatando casos de execuções e corpos com sinais de tortura nas áreas de mata próximas aos complexos.


Com 2,5 mil policiais mobilizados, a operação é considerada a maior e mais letal do Rio de Janeiro nos últimos 15 anos. Os intensos tiroteios paralisaram escolas, comércios, postos de saúde e vias expressas, espalhando pânico entre moradores da zona norte.






Você acredita que o reforço nas fronteiras pode evitar a fuga de criminosos do Rio de Janeiro?




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.