Crimes Violentos Apresentam Queda em São Paulo em Fevereiro, Mas Estupros Seguem em Alta
Homicídios, latrocínios e feminicídios tiveram redução, enquanto casos de violência sexual aumentaram

Os registros de homicídios intencionais, latrocínios e feminicídios no estado de São Paulo apresentaram uma queda significativa em fevereiro de 2025, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (31) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado.
Menor número de homicídios desde 2001
No mês passado, foram registrados 202 homicídios dolosos (quando há intenção de matar), uma redução de 6,4% em relação aos 216 crimes do mesmo período de 2024. Esse é o menor patamar para um mês de fevereiro desde 2001, de acordo com a SSP.
Latrocínios caem para menor nível em 25 anos
Os roubos seguidos de morte também apresentaram uma redução expressiva. Foram apenas 10 casos registrados, seis a menos do que em fevereiro do ano passado. Segundo a secretaria, essa é a primeira vez, em 25 anos, que esse tipo de crime teve uma incidência igual ou inferior a 10 ocorrências no segundo mês do ano.
A maior queda ocorreu no interior paulista, onde os casos passaram de sete para três. Esse resultado é atribuindo a estratégias de policiamento preventivo e maior investigação dos casos de violência.
Redução nos feminicídios, mas estupros aumentam
Os feminicídios também registraram queda. Foram 20 casos confirmados em fevereiro, sete a menos que os 27 registros do ano passado.
Apesar da queda nos assassinatos de mulheres, a violência sexual segue em alta. Foram 1.201 ocorrências de estupro registradas no mês, um aumento significativo em relação aos 995 casos de fevereiro de 2024. A SSP alerta para a possibilidade de subnotificação, uma vez que muitas vítimas ainda temem denunciar os agressores.
Para a delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, o crescimento dos registros pode indicar um aumento na coragem das vítimas em denunciar. “Especialmente nos casos de estupro de vulnerável, temos percebido que muitas vítimas hoje são ouvidas com mais respeito e acolhimento, o que encoraja outras a se manifestarem”, afirmou.
Queda nos roubos e furtos
Os casos de roubo em geral também diminuíram no estado de São Paulo. Foram 14.208 ocorrências, uma redução de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é o menor número registrado para um mês de fevereiro desde 2001.
Os furtos, por outro lado, tiveram uma leve redução. O estado registrou 44.982 ocorrências neste ano, contra 45.027 no mesmo período de 2024.
A SSP reforça que os números positivos são resultado de estratégias de segurança, como o reforço do policiamento ostensivo e o uso de tecnologia para investigação de crimes.
COMENTÁRIOS