Publicidade

Belém terá ponto facultativo em órgãos federais nos dias 6 e 7

Medida do Ministério da Gestão busca facilitar a logística e o trânsito na capital paraense, que receberá líderes mundiais antes da COP30

Portal Noticias Curitiba
Belém terá ponto facultativo em órgãos federais nos dias 6 e 7 Centro urbano de Belém se prepara para receber delegações internacionais durante a Cúpula do Clima. — Foto: Agência Pará / Divulgação



Governo federal decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro devido à Cúpula do Clima, evento preparatório para a COP30 que reunirá chefes de Estado e 143 delegações internacionais.


O que vai acontecer em Belém

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) decretou ponto facultativo nos dias 6 e 7 de novembro para os órgãos públicos federais localizados em Belém (PA). A decisão ocorre por conta da Cúpula do Clima, evento que reunirá chefes de Estado e representantes de 143 delegações internacionais como preparação para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Segundo nota do ministério, a medida visa “facilitar a organização das atividades administrativas, o deslocamento da população e das delegações internacionais, considerando o aumento do fluxo de pessoas e o reforço na logística local durante os eventos”.


Lula abre plenária internacional

A programação da Cúpula do Clima prevê uma plenária de abertura conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 6 de novembro. O espaço permanecerá aberto até o dia 7, quando se encerram os discursos nacionais dos líderes estrangeiros.

Além das falas de chefes de Estado, os dois dias terão sessões temáticas sobre transição energética, biodiversidade, adaptação climática e justiça ambiental, com a presença de ministros, cientistas e representantes de organizações civis.


Etapa preparatória para a COP30

Pela primeira vez no Brasil, essa cúpula será realizada fora do calendário oficial da COP, mas continuará cumprindo a função de orientar e impulsionar as negociações internacionais que ocorrerão em novembro de 2025, também em Belém.

A expectativa do governo é que a realização da Cúpula do Clima sirva como ensaio logístico e diplomático para a COP30, evento que deve reunir cerca de 50 mil pessoas de mais de 190 países no próximo ano.


Impacto local e logística reforçada

Durante o período do ponto facultativo, o MGI recomenda que os órgãos federais mantenham apenas serviços essenciais, como segurança e emergência, em funcionamento. O governo estadual e a prefeitura de Belém também preparam operações especiais de trânsito e segurança para receber as delegações internacionais.

Moradores devem se preparar para bloqueios temporários de vias e maior movimento em hotéis e aeroportos. A medida tem o objetivo de minimizar transtornos à população local e garantir segurança ao público visitante.


Reflexão final

A decisão do ponto facultativo reforça o compromisso do governo com a organização da Cúpula do Clima e a preparação de Belém para sediar a COP30, que promete colocar o Brasil no centro das discussões globais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Pergunta para interação:

Você acredita que o Brasil está preparado para sediar um evento climático de alcance global como a COP30?




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.