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Mulheres vítimas de violência têm canal de atendimento na COP30

Atendimento especial funcionará 24h, em vários idiomas, para garantir a segurança e o acolhimento de mulheres participantes do evento

Portal Noticias Curitiba
Mulheres vítimas de violência têm canal de atendimento na COP30 Central de atendimento telefônico com headset utilizado por operadores do Ligue 180, serviço de apoio a mulheres em situação de violência. — Foto: Agência Brasil / Divulgação



Ministério das Mulheres ativa canal prioritário no Ligue 180 durante a COP30, em Belém, com atendimento 24h e suporte em quatro idiomas para vítimas de violência.




Canal de atendimento temporário vai funcionar até 30 de novembro


O Ministério das Mulheres anunciou um canal exclusivo de atendimento no Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher voltado a mulheres vítimas de violência que estejam em Belém (PA) durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).


O serviço estará disponível até 30 de novembro e tem como objetivo assegurar a proteção de todas as participantes da conferência, com atenção especial às mulheres amazônicas e lideranças comunitárias que estarão na capital paraense.




Como funciona o atendimento


O atendimento do Ligue 180 é gratuito, sigiloso e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Durante a COP30, o canal contará com atendimento em português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Para garantir respostas rápidas, o novo protocolo de atendimento permitirá uma atuação integrada entre o Ministério das Mulheres, as Secretarias de Segurança Pública e da Mulher do Pará e o Ministério Público.


As denúncias serão encaminhadas diretamente às autoridades locais para investigação, acolhimento e encaminhamento de serviços de apoio, incluindo atendimento psicológico e jurídico às vítimas.

O Ministério Público fará o monitoramento dos casos para garantir que as demandas sejam devidamente solucionadas.




Canais de contato


As denúncias podem ser feitas pela vítima ou por terceiros, e o atendimento é confidencial.


📞 Canais disponíveis:



👉 Ao ligar, é possível digitar a tecla 0 para atendimento prioritário e escolher o idioma desejado.

⚠️ Em casos de emergência, a recomendação é acionar diretamente a Polícia Militar pelo número 190.


Além de registrar denúncias, o Ligue 180 oferece orientações sobre direitos e informações sobre a rede de proteção às mulheres, como:




  • Casas da Mulher Brasileira,




  • Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam),




  • Centros de Referência, e




  • Defensorias Públicas.






Balanço de atendimentos


De janeiro a setembro de 2025, o Ligue 180 realizou:

📞 647 mil atendimentos por telefone;

💬 22.573 atendimentos via WhatsApp;

📧 116.565 por e-mail;

📹 18 videochamadas.


No mesmo período, foram registradas 113.048 denúncias de violência contra mulheres.

Em 65% dos casos, a denúncia foi feita pela própria vítima;

23% foram anônimas e 11%, feitas por terceiros.




Proteção durante a COP30


O lançamento do canal especial faz parte das medidas de segurança e acolhimento voltadas às delegações e visitantes da COP30, que deve reunir mais de 50 mil pessoas em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro.


De acordo com o Ministério das Mulheres, o protocolo busca garantir que nenhuma denúncia de violência passe despercebida durante o evento internacional.



“Queremos que todas as mulheres, brasileiras ou estrangeiras, saibam que terão acolhimento e proteção em Belém”, destacou a pasta em nota oficial.




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