Mulheres vítimas de violência têm canal de atendimento na COP30
Atendimento especial funcionará 24h, em vários idiomas, para garantir a segurança e o acolhimento de mulheres participantes do evento
Central de atendimento telefônico com headset utilizado por operadores do Ligue 180, serviço de apoio a mulheres em situação de violência. — Foto: Agência Brasil / Divulgação Ministério das Mulheres ativa canal prioritário no Ligue 180 durante a COP30, em Belém, com atendimento 24h e suporte em quatro idiomas para vítimas de violência.
Canal de atendimento temporário vai funcionar até 30 de novembro
O Ministério das Mulheres anunciou um canal exclusivo de atendimento no Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher voltado a mulheres vítimas de violência que estejam em Belém (PA) durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
O serviço estará disponível até 30 de novembro e tem como objetivo assegurar a proteção de todas as participantes da conferência, com atenção especial às mulheres amazônicas e lideranças comunitárias que estarão na capital paraense.
Como funciona o atendimento
O atendimento do Ligue 180 é gratuito, sigiloso e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Durante a COP30, o canal contará com atendimento em português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Para garantir respostas rápidas, o novo protocolo de atendimento permitirá uma atuação integrada entre o Ministério das Mulheres, as Secretarias de Segurança Pública e da Mulher do Pará e o Ministério Público.
As denúncias serão encaminhadas diretamente às autoridades locais para investigação, acolhimento e encaminhamento de serviços de apoio, incluindo atendimento psicológico e jurídico às vítimas.
O Ministério Público fará o monitoramento dos casos para garantir que as demandas sejam devidamente solucionadas.
Canais de contato
As denúncias podem ser feitas pela vítima ou por terceiros, e o atendimento é confidencial.
📞 Canais disponíveis:
Telefone: 180 (ligação gratuita)
WhatsApp: (61) 9610-0180
E-mail: central180@mulheres.gov.br
👉 Ao ligar, é possível digitar a tecla 0 para atendimento prioritário e escolher o idioma desejado.
⚠️ Em casos de emergência, a recomendação é acionar diretamente a Polícia Militar pelo número 190.
Além de registrar denúncias, o Ligue 180 oferece orientações sobre direitos e informações sobre a rede de proteção às mulheres, como:
Casas da Mulher Brasileira,
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam),
Centros de Referência, e
Defensorias Públicas.
Balanço de atendimentos
De janeiro a setembro de 2025, o Ligue 180 realizou:
📞 647 mil atendimentos por telefone;
💬 22.573 atendimentos via WhatsApp;
📧 116.565 por e-mail;
📹 18 videochamadas.
No mesmo período, foram registradas 113.048 denúncias de violência contra mulheres.
Em 65% dos casos, a denúncia foi feita pela própria vítima;
23% foram anônimas e 11%, feitas por terceiros.
Proteção durante a COP30
O lançamento do canal especial faz parte das medidas de segurança e acolhimento voltadas às delegações e visitantes da COP30, que deve reunir mais de 50 mil pessoas em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro.
De acordo com o Ministério das Mulheres, o protocolo busca garantir que nenhuma denúncia de violência passe despercebida durante o evento internacional.
“Queremos que todas as mulheres, brasileiras ou estrangeiras, saibam que terão acolhimento e proteção em Belém”, destacou a pasta em nota oficial.




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