Publicidade

Lula vai à Colômbia para participar da reunião de Cúpula da Celac-UE

Encontro reunirá líderes da América Latina, Caribe e União Europeia no domingo (9), em Santa Marta; tema central será a tensão militar na costa da Venezuela.

Portal Noticias Curitiba
Lula vai à Colômbia para participar da reunião de Cúpula da Celac-UE Presidente Lula durante encontro bilateral em evento internacional. — Foto: Ricardo Stuckert / PR



Lula participa no domingo (9) da cúpula Celac-UE, na Colômbia, e quer discutir presença militar dos EUA no Caribe; reunião ocorre antes da COP30, em Belém.




Lula levará tema da presença militar ao debate internacional


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, no próximo domingo (9), da cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE), em Santa Marta, na Colômbia.


Para o líder brasileiro, o encontro será o ambiente apropriado para discutir a movimentação militar dos Estados Unidos na região do Caribe e na costa da Venezuela — tema que vem gerando tensão diplomática e preocupações sobre a estabilidade regional




Conversa com Donald Trump e apelo por “zona de paz”


Em entrevista concedida nesta terça-feira (4), em Belém (PA), Lula revelou que discutiu o assunto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um encontro em outubro, na Malásia.


Segundo ele, o Brasil pode atuar como interlocutor entre Washington e Caracas, defendendo o diálogo e a soberania dos países latino-americanos.



“Só tem sentido a reunião da Celac, neste momento, se a gente for discutir essa questão dos navios de guerra americanos aqui nos mares da América Latina. Tive oportunidade de conversar com o presidente Trump sobre esse assunto, dizendo para ele que a América Latina é uma zona de paz”, afirmou Lula.

“Somos uma zona de paz, não precisamos de guerra aqui. O problema que existe na Venezuela é um problema político que deve ser resolvido na política.”





Tensão no Caribe e disputas por petróleo


A cúpula Celac-UE ocorre em meio ao aumento das tensões no Caribe, onde os Estados Unidos enviaram tropas terrestres, submarinos e navios militares.

O governo Trump afirma que as ações têm como objetivo combater o narcotráfico e interceptar rotas ilegais que abastecem o país.


Já o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, acusa Washington de usar o combate ao tráfico como pretexto para avançar sobre reservas de petróleo e pressionar politicamente seu governo.


O impasse reacende debates sobre soberania regional e militarização das fronteiras marítimas latino-americanas.




Reunião entre dois blocos estratégicos


A cúpula Celac-UE reunirá líderes dos 27 países europeus e 33 nações latino-americanas e caribenhas, com foco na retomada do diálogo birregional e nas negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.


O evento se estenderá até segunda-feira (10), mas Lula participará apenas no primeiro dia, retornando em seguida a Belém, onde presidirá a Cúpula de Líderes da COP30, que ocorre nos dias 6 e 7 de novembro.




COP30: foco na Amazônia e na transição verde


Desde o último sábado (1º), Lula está no Pará, onde inaugurou obras em Belém e visitou aldeias indígenas e comunidades tradicionais.

O presidente lidera a abertura da COP30, conferência da ONU sobre o clima, que reunirá delegações de mais de 190 países entre 10 e 21 de novembro.


Na pauta da COP30 estão financiamento climático, transição energética, adaptação às mudanças do clima e preservação da biodiversidade, com destaque para a Amazônia.




Diplomacia e liderança regional


Ao participar da cúpula Celac-UE e da COP30 em sequência, o governo brasileiro busca reforçar seu papel de liderança internacional tanto no debate climático quanto na mediação de conflitos na América Latina.


Lula vem defendendo uma integração mais autônoma entre os países do Sul Global, com foco em cooperação econômica, sustentabilidade e paz regional.




Pergunta para interação:

Você acredita que o Brasil deve assumir papel de mediador nas tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela?


📲 Acompanhe atualizações em tempo real e siga o Portal de Notícias de Curitiba:

👉 Facebook Oficial




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.